Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ligação do Mormonismo com o Ocultismo e com a Maçonaria - Parte I

Ligação do Mormonismo com o Ocultismo - Parte I

Para começar meu terceiro post decidi que postaria sobre a relação dos mormóns com a maçonaria. Nesse post irei começar a discorrer sobre evidência da estreita ligação de Joseph Smith ao ocultismo e a Maçonaria, é um assunto muito extenso portanto será postado em partes, não quero que a leitura seja cansativa. 

Este artigo resume a evidência de envolvimento pessoal de Joseph Smith, tanto na  Maçonaria quanto no ocultismo e sua influência sobre a religião Mórmon.


o profeta charlatão Smith achando as placas que o deixaria rico


Foi por "vidência" que o famoso profeta charlatão Joseph Smith supostamente "traduziu" o Livro de Mórmon, etc...pesquisando encontramos coisas no ocultismo muito semelhantes ao que Smith praticava. 

Enquanto Joseph trabalhava na escavação de um poço de água, à 7 metros de profundidade encontrou a sua famosa "pedra vidente". Tanto Joseph Smith quanto seu pai estavam envolvidos na prática oculta e com "adivinhações", Joseph tinha uma espécia de "pedra vidente" que segundo ele revelava onde encontrar tesouros, ele e seu pai se envolviam em rituais e cerimônias especiais que foram realizadas com a finalidade de obtenção de tesouros enterrados guardados por espíritos malignos.

Joseph Jr., ele mesmo admitiu ser um escavador de dinheiro, embora tenha dito que nunca foi muito lucrativo para ele (History of the Church, V. 3, p. 29) Ele e seu pai continuaram suas escavações até pelo menos 1826. Em 20 de março daquele ano, Joseph foi preso, levado a um juiz, e acusado de ser uma pessoa desordenada dizendo descobrir onde os bens perdidos poderiam ser encontrados. 


De acordo com registros do tribunal de Justiça Joseph  foi condenado, embora nenhuma penalidade foi aplicada, muito possivelmente porque esta foi uma primeira infração (H. Michael Marquardt & Wesley P. Walters, Inventing Mormonism: Tradition & the Historical Record, 1994, pp 74-75).

Joseph não descartou suas pedras, foi com as pedras que ele encontrou as placas de ouro e depois produziu o tal  Livro de Mórmon, sua pseudo-biblia, essa história foi conhecida apenas pelos primeiros convertidos, mas desde então tem sido substituída por relatos posteriores de um visitante angelical, Moroni  um guerreiro índio morto, para Joseph "um anjo". Mas é claro, isso causaria um certo desconforto, melhor seria descrever a visita de um ser glorioso e angelical do que dizer que uma pedra levou-o até as placas. 

O ex-professor da BYU e historiador D. Michael Quinn escreve:


"Este fato é suportado pelo autor LDS Richard S. Van Wagoner, que encontrou esta pedra, ainda retida pela Primeira Presidência da Igreja Mórmon, foi o veículo através do qual as placas de ouro foram descobertas e o meio através do qual deu-se sua interpretação (Sidney Rigdon: A Portrait of Excess Religiosa, Signature Books, SLC, 1994, p . 57)."

Assim, vemos que os historiadores têm documentado uma continuidade entre as práticas ocultistas de Joseph e as origens do mormonismo. Esta ligação se estende para o desenvolvimento das cerimônias nos Templo SUD.

O historiador D. Michael Quinn fez uma extensa pesquisa sobre os ritos e mistérios antigos relacionados com o ocultismo, Quinn, em seguida, descreve características essenciais comuns a ambos os rituais de ocultismo e as cerimônias do templo dos Mórmons:

- Eles colocam uma ênfase na dignidade dos iniciados. 

- Eles incluem lavagens e unções, um novo nome e vestuário 

- Eles enfatizam votos de não divulgação. 

- Há grandes e pequenos rituais

- Eles contêm um juramento de castidade exige estrita pureza e virtude dos participantes. 

- Dispõem de uso proeminente do sol, a lua e as estrelas como símbolos-chave. 

- O objetivo do ritual é ajudar os mortais a alcançar a divindade. 

- Eles empregam títulos e ofícios de profetas, sacerdotes e reis para aqueles da liderança.

Em primeiro lugar, a teologia mórmon é largamente copiada de histórias ocultas mais velhas. A noção de que o homem pode evoluir para ser um deus é ensinado em tudo, desde a Teosofia e Cientologia de Nova Era até o pensamento de trans-humanismo, citei apenas alguns. 

Veja neste vídeo no youtube (mormonismo - o fabricante de deuses) a partir do minuto 39:00 um dos rituais que muitos mormóns nunca assistiram e até mesmo podem nunca assistir. Nomes secretos são emitidos para os participantes, um "novo nome", há apertos de mão secretos com determinados níveis de sacerdócio, e uso de aventais, como também visto na maçonaria. E esse conceito de três céus? em grande parte baseado nos três mais baixos graus na Maçonaria 


Aperto de mão maçon, nem pra disfarçar na hora da foto, né Thomas S. Monson?  


A influência da Maçonaria no Mormonismo e Joseph Smith tem sido observado por vários historiadores. Algumas das áreas impactadas pela tradição maçônica e ritual incluem o Livro de Mórmon, a vida pessoal de Smith e as cerimônias realizadas no templo. 

Somente mórmons "em situação regular" (assim como na maçonaria) se tornarão deuses de seus próprios planetas, com sua esposa deusa ou esposas deusas (sim, a poligamia é aceitável), dependendo de quantas mulheres são seladas para isso. ops...deuses? Isso é o que ensinam: 


“E eles (os deuses) disseram: ‘Que haja luz: e foi feita luz...’" (Livro de Abraão 4:3)

O Mormonismo faz distinção entre o Espírito Santo (o terceiro deus da trindade Mórmon) e Espírito de Deus (a presença de Deus como uma essência).
 "Ele [O Espírito de Santo] é um ser dotado de atributos e poderes divinos, não uma mera força ou essência." (James Talmage, Articles of Faith, p. 144) 

Além disso, eles ensinam que esse Deus tem um corpo de carne e osso e existe uma deusa esposa.  (Doutrina e Convênios 130:22) 


"O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem..." (Doutrinas e Convênios 130:22; compare com Alma 18:26-27; 22:9-10)
"Assim sabemos que ambos, o Pai e o Filho, são homens perfeitos em forma e estatura; cada um deles possui um corpo tangível... de carne e ossos." (James Talmage, Articles of Faith, p. 38)"

Isto é curioso, dado o fato de que em sua teologia, Lúcifer, é o chefe dos demônios, não só tem um corpo, mas é pele clara e tangível além de ser irmão de jesus... 


Jesus é literalmente um espírito-irmão de Lúcifer, uma criação. (Gospel Through the Ages, p. 15)

Eu, pessoalmente, não tenho nenhuma dúvida de que o mormonismo é completamente Luciferiano, não estou dizendo à vocês que acompanham o blog que os mormóns são luciferianos, NÃO! existem pessoas ingenuas com boa intenção e querendo buscar a Deus verdadeiramente, porém no lugar errado, muitos alí dentro estão desde o nascimento pois foram instruídos pelos pais desde criança, toda ladainha dessa igreja está impregnada em suas mentes por isso essas pessoas sequer questionam algo dentro dessa igreja, duvidar de alguma coisa e fazer os devidos questionamentos gera preguiça ou até mesmo um certo desconforto por parte dos membros.

Esse é apenas o primeiro post da série de postagens sobre a Ligação do Mormonismo com o Ocultismo e com a Maçonaria, espero a audiência de todos vocês nos próximos posts sobre o assunto, as referencias serão postadas logo abaixo.

Obrigada pela visita e fiquem na paz de Cristo. 


Exploring the Connection Between Mormons and Masons (Hardcover)
Early Mormon Polygamy (Bookshelf eBook)
History of the Church - v.3 BYU Studies
Doutrinas e Convênios
James Talmage, Articles of Faith
Gospel Through the Ages
O Livro de Mormón 

Sidney Rigdon: A Portrait of Religious Excess

James Talmage, Articles of Faith
Gospel Through the Ages

Nenhum comentário:

Postar um comentário


AVISO IMPORTANTE:

1 - Ao comentar uma matéria é registrado o IP (número de registro) do computador de onde foi enviado.

2 - Também é armazenado no banco de dados, o EMAIL de quem escreve

3 - A responsabilidade do que é escrito é de seus autores (proprietários do email e do IP)

4 - Comentários com ofensas pessoais,acusações, racistas, etc. Não serão tolerados de maneira alguma.

5 - Não serão permitidos comentários que não tratem diretamente da matéria título.

6 - Caso deseje fazer matéria, envie para thebloggermoderator@gmail.com com suas devidas identificações,que publicaremos se estiver de acordo com nossa política.